
5 alternativas para substituir o açúcar
Vai um pouquinho de açúcar para adoçar a vida? Brincadeiras à parte, precisamos repensar a forma como consumimos açúcar. Principalmente com os produtos cada vez mais industrializados, fica difícil imaginar a nossa vida sem ele. Na TPM, então… A mulherada que o diga.
Fato é que o consumo do açúcar em excesso pode trazer sérios riscos à saúde. Além do aumento de peso, tem a diabetes, por exemplo. O uso do adoçante como alternativa também traz à tona diversas outras implicações que colocam em cheque essa troca.
Mas, e aí? Qual é a melhor forma de adoçar? O que é menos prejudicial à saúde?
Aos diabéticos, a dica é seguir a recomendação médica. Cada caso é um caso e o nosso papel aqui é informativo, não descarta a consulta médica.
1 - Uma boa alternativa natural é o edulcorante Estévia que, apesar do sabor levemente amargo, pode ser usado para adoçar. O pozinho branco, que adoça 300 vezes mais do que o açúcar comum, não tem calorias e é usado há muito tempo por índios da América do Sul na preparação dos chás. Além de ajudar ser eficaz para diabéticos, o estévia é antioxidante.
2 - Outra opção é uso do xilitol, que é um álcool obtido da glicose e da frutose. Além de adoçar, ele traz ótimas propriedades para a saúde. Ele não depende da ação da insulina e, por isso, é uma boa opção para diabéticos. E mais: ele ajuda a combater infecções e colabora com a absorção de cálcio pelo intestino.
3 - O mel de agave é outra boa opção para substituir o açúcar. Ele é um antioxidante natural, tem baixo índice glicêmico e estimula o crescimento de bactérias benéficas ao ser humano. A seiva de agave chega a ser 70% mais doce do que o açúcar, o que faz com que o consumo seja menor para adoçar a mesma quantidade de alimento, mas tome cuidado com o exagero. A seiva tem uma grande quantidade de frutose e pode levar ao aumento de peso se consumida em grande quantidade.
4 - O açúcar de coco tem muitos benefícios e é conhecido como o adoçante mais sustentável do mundo, sabia? Ele é rico em vitaminas e minerais do complexo B, ferro, zinco, potássio e magnésio, é 100% natural e produz 75% mais açúcar do que a cana de açúcar. Diabéticos devem pedir a orientação medica para o consumo porque esse açúcar tem bastante sacarose.
5 - Outra alternativa é o mel. A recomendação é de que o consumo não ultrapasse 2 colheres de sopa por dia. Isso porque ele é ótimo para a saúde, porém, é calórico e deve ser consumido com moderação. O mel ajuda a manter a saúde do intestino, proporcionando mais sensação de prazer e menos tristeza.
Fotos: Thinkstock
Deixar um comentário