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11 alimentos contra o câncer

por Dra. Lucyanna Kalluf

Existem alimentos que são prejudiciais à saúde. Excesso de gordura saturada, açúcares, carboidratos refinados e alimentos industrializados, como pães, bolachas, bolos, muita carne vermelha, álcool e aditivos.

Esses alimentos trazem acidificação do pH sanguíneo, inflamação das células e colaboram para o  desequilíbrio da insulina, alterando  o metabolismo, além do histórico familiar. Veja abaixo uma lista de 11 alimentos funcionais repletos de fitoquímicos que agem como fatores de proteção:

ALIMENTO NUTRIENTE/ FITOQUÍMICO/ FITOTERÁPICO/ GRUPO FUNCIONAL DO ALIMENTO AÇÕES NO ORGANISMO QUANTIDADES
Suco de uva integral  Flavonóides, Resveratrol Antioxidante e cardioprotetor 1 copo (200ml) por dia
Tomate Licopeno Ação sobre Radicais Livres e Oxigênio reativo, que trazem alterações no DNA da célula e diminui o risco de câncer. 2 tomates por dia para preparações de molhos caseiros
Brócolis Sulforafane Destoxificante do fígado/anticancerígeno protege contra o Câncer de mama e próstata. 5 bouquets ao dia  só no vapor por 3 minutos.
Alho Alicina; aminoácido sulfurados Diminui a glicose e o colesterol sanguíneo, é anti-agregante plaquetário e desintoxica o fígado aumentando a excreção de toxinas que alteram as células. 2 dentes por dia, preferencialmnte crú.
Aveia  Fibras solúveis e B- glucana Redução da absorção de gordura, que é um fator de risco para oxidação. 2 colheres de sopa dia do farelo de aveia
Sardinha / atum/ salmão Ômega 3 Anti-inflamatório importante frente à oxidação de gorduras. Diminui risco de doenças.Agem sobre os fatores coagulantes, sobre as células de imunidade e nos indicadores da inflamação (são fatores de risco para alterações celulares que predispõe ao aparecimento do câncer) Consumo desses peixes pelo menos de 5 porções na semana.Quando for uma porção de sardinha (2 colheres de sopa de sardinha em lata)
Acerola Vitamina C Antioxidante potente frente ao estresse oxidativo. Suco natural ou da polpa diariamente
Chicória Frutoligossacarídeo e Inulina Efeito prebiótico. Melhora o equilíbrio da flora intestinal, metabólicos tóxicos e das enzimas patogênicas. Junto com as saladas por 4 vezes na semana.
Chá verde Catequinas epigalocatequinas Ativa a enzima COX-2 por meio da inibição da ativação do NFkB * um mediador do câncer 3 xícaras por dia da infusãoPara 1 xícara, use 2 colheres de chá da erva seca para 200ml de água fervente, deixe em infusão 3 minutos.
Semente ou farinha da linhaça Lignanas e Ômega 3 Regulador hormonal e ação antioxidante 2 colheres de sopa da farinha ou 1 colher de sopa da semente ao dia junto com sucos e frutas
Romã Flavonóides Inibição da biossíntese de prostaglandinas, COX e LOX;Inibição do TNF-a associado com a proliferação celular em células cancerosas do cólon.  1 copo de suco de romã concentrado por 4 vezes na semana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dra. Lucyanna Kalluf é graduada em  Nutrição e  Farmácia e Bioquímica (PUC –PR). Mestre em Medicina Interna – Depto. de Clínica Médica Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmacognosia- Ciências Farmacêuticas/UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional.  Formação em Antroposofia na Saúde  – ABMA-SP. Nutricionista colaboradora da Resolução n.402/2007  do Conselho Federal de Nutricionistas, que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista. Autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios  ativos à prescrição dos fitoterápicos”. Professora de cursos de Pós-graduação e de extensão em todo país e Diretora da Natunutry Núcleo Nutrição e Clínica Personalizada em São Paulo.

Lucyanna escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

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