Universo-Jatoba-debora-ganc

Sabedoria: a maneira de dar assistência a uma pessoa sábia

por Debora Ganc

Se o Dalai Lama fosse visitá-lo em sua casa, como iria recebê-lo? Imagino que o receberia muito bem, lhe ofereceria um café, uma água e estaria pronto para ajudá-lo no que ele precisasse. Iria lhe pedir conselhos e ouviria muito atentamente tudo que ele lhe dissesse. Mesmo que você não seja budista, trata-se da pessoa que representa o Budismo no mundo em nossa época!

Ao encontrar uma pessoa sábia precisamos agir da mesma maneira, precisamos recebê-lo muito bem, ajudá-lo e prestar atenção ao que ele diz. Ao servir um sábio, temos a possibilidade de aprender muito mais que em qualquer livro.

Torne-se um aprendiz, siga seu mentor, acompanhe-o às reuniões se puder. Observe todas as nuances.

Podemos aprender muito nos livros, mas o melhor aprendizado se dá ao observamos um especialista no seu trabalho.

Servir seu mentor aproxima e trás intimidade, você irá se sentir mais alerta e com vontade de ouvir seus conselhos, irá respeitar a sua sabedoria e irá compreender o que o diferencia das outras pessoas. Acima de tudo irá aprender muito e crescer.

Se fosse aprender tudo de todos, com certeza você seria uma das pessoas mais sábias do mundo. Mas, isso não é possível nem prático, então a solução é priorizar as suas “necessidades de saber”.

Resumindo:

Para aprender sobre os mistérios da vida, precisamos de um mentor, alguém que nos sirva de guia num caminho racional e consistente.

Somos seres subjetivos e precisamos de alguém para nos ajudar a ser objetivos.

É da natureza humana ser independente, mas é importante usar a independência com moderação para que não atrapalhe o nosso crescimento.

Sejamos alunos verdadeiros, a ignorância é a doença mais destrutiva de todas. Precisamos estar conectados com a realidade e buscar aquelas pessoas que compreendem a vida e receber delas todas as informações que possam nos dar.

E principalmente, sempre é muito bom lembrar que é um privilégio muito grande honrar e apreciar nossos mestres!

Continua na semana que vem.

Foto: Thinkstock

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!