Universo_Jatoba_Sabedoria

Sabedoria: a maneira correta de viver

por Debora Ganc

Não se adquire sabedoria apenas lendo nos livros, é bem mais assertivo encontrar um especialista, um sábio e observar como ele funciona.

Imagine que foi contratado para construir uma ponte sobre o rio Pinheiros. Você irá receber todas as ferramentas, equipamentos e força de trabalho necessários e ainda lhe ofereceram um pagamento de 10 milhões pelo serviço. Porém, existe uma condição: você será o único engenheiro do projeto.

É bem provável que você não saiba nada sobre como construir uma ponte, já que a humanidade levou milhares de anos para desenvolver as técnicas corretas para a construção delas. E agora, como fazer para viabilizar o projeto?

Você pode responder:

Bem, pretendo visitar diversas pontes. Vou olhá-las e caminhar sobre elas. Depois vou tentar o velho método da tentativa e erro. Não deve ser difícil, basta enfiar algumas vigas na terra…

É lógico que esta resposta é ridícula. Pois, você teria que passar os próximos 50 anos fazendo experiências e, mesmo assim, sem nenhuma garantia de que teria algum sucesso.

Seria muito mais inteligente dizer:

Me deem uma ano para estudar. Vou me inscrever em um curso de pontes no ITA, vou me esforçar e estudar 12 horas por dia. Vou contratar professores particulares para me ensinarem os pontos fundamentais desta área. Irei ler todos os textos que caírem nas minhas mãos neste período. Vou me preparar e, então, irei construir a ponte. Ninguém assume o compromisso de um projeto importante sem o devido treinamento para tal.

Pois é, então porque será que escolhemos uma carreira, casamos, criamos filhos sem nenhum treinamento? Assumimos frases feitas como: vou tocando de ouvido e resolvendo os problemas conforme forem aparecendo. Aí, quando as coisas dão errado, lambemos nossas feridas e começamos tudo outra vez.

Será esta a maneira correta de viver?

A vida é infinitamente mais complicada do que a construção de pontes. Se queremos construir uma vida significativa precisamos encontrar pessoas sábias e estar prontos para um curso intensivo.

No Budismo, existe o termo “servir ao Mestre”, que significa aprender com ele e lhe dar assistência.

Para ter sucesso na vida precisamos ter o desejo de encontrar a sabedoria e buscá-la com entusiasmo. É bom ficar perto de pessoas sábias e observar como elas aplicam a sabedoria em suas vidas. Também é construtivo fazer muitas perguntas. Se conhecer uma pessoa sábia, pergunte e continue perguntando enquanto ela estiver disposta a lhe dar de seu tempo e responder às suas perguntas.

O saber fundamentado na sabedoria é a coisa mais importante do mundo, é a chave para uma vida com significado. Com certeza, não passaria por nossa cabeça, nem em sonhos, fazer uma cirurgia baseado na tentativa e erro. Então, por que será que deixamos a nossa vida pessoal em função do acaso?

Continua na semana que vem.

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!