Ujatoba_alegria1

O que é felicidade?

por Debora Ganc

Conhecemos somente a matéria, o corpo e o prazer ou a dor que este corpo nos traz. Nunca vimos a vida, nunca a tocamos, ela não é palpável. Só vemos o corpo que a vida anima. Nesta nossa visão bidimensional, o corpo somado a alma é que dá origem ao ser humano. Segundo esta mesma visão, a alma é mais preciosa que o corpo e é preciso buscar a felicidade não apenas no corpo, mas também na alma.

COMO?

Venho descrevendo ao longo das minhas colunas os benefícios da meditação e do silêncio interno. Uma das maneiras de nos conectarmos com nosso espírito é através do silêncio. O silêncio nos leva a um despertar, a tocar a luz. É um estado de alegria contemplativa e silenciosa. Podemos nos aprofundar um pouco mais e dividir esta compreensão em quatro níveis. No primeiro nível está o corpo. No segundo nível está a alma. No terceiro nível está o espírito. No quarto nível encontramos com a Pneuma.

Passar por estes quatro níveis é uma experiência fina e sutil que nos leva a um estado capaz de silêncio e contemplação, para finalmente chegarmos neste lugar habitado pelo divino. Ali, neste lugar o corpo e a alma perdem a sua importância e nos aproximamos de um estado de transparência. Perceber a Pneuma dentro de si é alargar o coração. É perceber a nossa capacidade de compaixão, de acolhimento da vida com alegria.

Acolher o sagrado em nós. O sagrado do prazer, da felicidade e da alegria. Entrar nesta dimensão onde o prazer, a felicidade e a alegria habitam e trazê-los para o nosso cotidiano. É isso que os Mestres vêm tentando nos ensinar.

Moisés, Buda, Cristo todos deixaram a mesma mensagem. Buda nos ensina o caminho para acabar com o sofrimento (Samsara). Cristo nos ensina a olhar mais longe e a olhar com o coração. Moisés nos ensina a parar e que o repouso é necessário (Shabat).

A experiência de meditar nos aproxima do desconhecido, é um estado de quietude (Shalom). É aquilo que procuramos, a tranquilidade do corpo, da alma e do espírito. A batida silenciosa do coração, sem julgamentos e com compaixão. Ser inteiro (Shalem).

SHABAT SHALOM SHALEM !

Na minha interpretação “ descansar, em paz e completamente”.

Ou “ um lugar de descanso pacífico e completo”.

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!