Universo-Jatoba-debora-amizade2

O que é amizade para você?

por Debora Ganc

Estamos rodeados por pequenas “guerras”. Guerras religiosas, guerras entre nações, guerras familiares. O mundo está cheio de gente disposta a morrer por ideias que consideram “certas”. Parecem todos loucos!

Como podemos viver no meio de tanta loucura?

O antídoto são os amigos.

Precisamos de amigos verdadeiros, alguém para confiar, para discutir nossos planos, sentimentos e ambições. Um amigo com quem não precisemos nos preocupar em marcar pontos ou vencer um concurso de “egos”. Um bom amigo irá ouvir os prós e os contras de uma ideia antes de nos dar uma resposta direta e honesta.

Para tomar decisões sobre questões como: devo aceitar essa oferta de emprego? Este bairro é bom para se morar?

É sempre bom consultar os amigos. É lógico que, quanto mais amigos consultar, mais soluções irá receber, mas, mesmo assim vale a pena consultar os amigos.

Apesar da importância de um amigo, na maioria das vezes, nossos amigos são aqueles resultantes de circunstâncias: vizinhos, colegas de escola, parceiro do tênis…

Dizemos algo como: “Jogamos tênis algumas vezes no clube depois saímos para comer pizza e agora somos amigos”. Não é tão simples assim.

Um bom parceiro de tênis pode não se tornar um bom amigo uma vez que o assunto “tênis” sair da pauta. Pergunte-se se ele continuará a ser seu amigo daqui há vinte anos?

Um amigo é precioso e deveria ser para toda a vida. Escolha um amigo que busca a verdade, alguém cujos valores e objetivos você respeite.

Universo-Jatoba-debora-amizade1

A definição de amizade é lealdade. Lealdade significa que, mesmo que seus caminhos sejam divergentes, a amizade não termina. Com um amigo compartilhamos uma identidade, uma proximidade. Sabemos que está do nosso lado e estamos ao seu lado também. Sempre faremos o que pudermos um pelo outro.

A moeda de troca é a confiança. Pagamos com confiança e em troca ganhamos um amigo. Quanto melhor o amigo, mais confiança teremos que ter.

Um amigo próximo estimula nossa criatividade. Quando nos juntamos jorram ideias como de uma fonte, vale tudo.

Um amigo é mais que um companheiro, um amigo verdadeiro nos ajuda a ver e ser o melhor de nós.

Existem caminhos feitos para caminhar só, mas o caminho da vida não deveria ser percorrido sozinho. Leve junto um amigo!

Fotos: Thinkstock

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!