Ujatoba_pai_filho

O nó do afeto

por Debora Ganc

Sempre que me reúno com pais ressalto como o apoio e a presença deles é importante para seus filhos. Sei que a maioria dos pais e mães trabalha fora, mesmo assim os convido a achar um tempinho para se dedicar e entender as  crianças.

Uma vez um pai me contou uma história que compartilho com vocês.

Esse pai explicou que não tinha tempo de falar com seu filho, nem de vê-lo durante a semana, porque  ele saía para trabalhar muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando voltava do trabalho, à noite, já era muito tarde e o filho já tinha ido dormir.

Não poder desfrutar da companhia do filho o deixava angustiado. Para se sentir melhor, todas as noites quando chegava em casa ia ao quarto do filho e o beijava. Para que o filho soubesse que o pai tinha estado a seu lado, esse pai dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites após beijar o filho.

Quando o filho acordava e via o nó sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles. Fiquei muito emocionada com a narrativa deste pai e surpresa quando constatei que o filho desse pai era um excelente aluno.

Esse fato me fez refletir sobre como podemos estar presentes na vida das pessoas e também das muitas formas de comunicação. Aquele pai encontrou a sua forma: simples, porém eficiente.

O mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que seu pai lhe dizia. Muitas vezes, nos preocupamos tanto com a forma de dizer as coisas que esquecemos do principal, que é a comunicação através dos sentimentos.

Um simples gesto como um beijo ou um nó na ponta do lençol, valem mais do que presentes ou desculpas vazias.

O importante é que os nossos seres queridos, saibam disso. Que sintam isso. Um gesto de amor fala mais do que mil palavras.

Um beijo cheio de amor cura dor de cabeça, arranhão no joelho, medo do escuro….

Muitas vezes podemos não entender o significado das palavras, mas registramos o gesto amoroso.

Mesmo que este gesto seja apenas um nó.

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!