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Meditação faz a rotina ficar mais leve

por Universo Jatoba

Encostada na cabeceira da cama, aproveito os primeiros 30 minutos do dia para mergulhar no infinito do meu ser. De olhos fechados, palmas das mãos viradas para cima e descansando sobre as pernas, me concentro na respiração por 5 minutos. Ao mesmo tempo, ouço o mantra indicado pela mestre espiritual Amma, que conheci em Kerala, na Índia. O ritual, que já me acompanha há 3 anos, busca interromper o fluxo incessante de pensamentos para acalmar a mente.

Com a mente silenciosa, percebo que grande parte das preocupações são desnecessárias diante da grandiosidade da existência. Ciente do valor do autoconhecimento, sinto-me pronta para encarar as tarefas do dia com muito mais foco no presente, serenidade e clareza do que, de fato, importa na vida.

A prática contínua da meditação traz qualidade de vida! Melhora a saúde porque reduz o stress e o colesterol ruim; equilibra a pressão arterial, nos ajuda a controlar as emoções, estimula a memória e a aprendizagem.

Técnica

O Universo Jatobá conversou com a especialista em Yoga, Ayurveda e Meditação Márcia de Luca e ela ensina agora o passo a passo para você que quer começar a meditar em casa.

Inicialmente é preciso vivenciar o momento presente. “O aqui e agora é o primeiro passo para começar a aquietar a mente. Se focarmos em uma ação de cada vez, automaticamente o fluxo dos pensamentos diminui. Dessa maneira, abrimos espaços entre os pensamentos, seduzimos nosso espírito para ouvir as mensagens inspiradoras de nossa alma”, explica Márcia.

Existem inúmeras maneiras de meditação, mas o foco em algum ponto facilita a concentração da mente. “Quando repetimos um som, automaticamente o fluxo dos pensamentos diminui porque estamos prestando atenção neste som”, afirma.

Mantenha a coluna bem ereta, os olhos fechados, a posição confortável e comece a repetir o mantra SHANTI (em sânscrito significa PAZ).

Sem julgar, sem questionar, sem analisar, totalmente sem esforço, repita consecutivamente o mantra SHANTI, SHANTI, SHANTI.

Sempre que sua mente se dispersar, gentilmente volte sua consciência para o mantra e continue repetindo suavemente.

Essa deve ser uma prática natural, espontânea. “Outros mantras podem ser usados, assim como a simples observação da respiração: o ar que entra, invade sua fisiologia e naturalmente sai”, completa Márcia.

Meditação virou mania

O hábito de meditar diariamente cresce cada vez mais, em parte graças ao exemplo dos formadores de opinião. Muitos famosos adotaram a prática e propagam aos quatro ventos os seus benefícios. Paul McCartney, por exemplo, aprendeu a meditação na época do auge dos Beatles. Hoje em dia, ele pratica a Meditação Transcendental, a mesma que a atriz Júlia Lemmertz faz desde 1983, 2 vezes ao dia. Julia Roberts, Oprah Winfrey, Jessica Alba, Juliana Paes e a modelo brasileira Gisele Bündchen são mais alguns exemplos que podem ser seguidos.

Lembra do refrão daquela música: “tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”?

Pois é, tudo é uma questão de meditar!

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