Ujatoba_gratidao

Gratidão

por Debora Ganc

Todos os Mestres nos ensinam que a gratidão é a chave para a alegria, que ao sermos gratos por aquilo que temos, nos sentimos felizes.

Quando uma pessoa é ingrata, talvez nem saiba, mas está segurando a chave do infortúnio e do sofrimento em suas mãos.

Recentemente reli o livro “Thank You!”, escrito pelo Rabino Zelig Pliskin, pois queria fortalecer minha apreciação por tudo que tenho e pelas coisas que acontecem comigo. O livro é repleto de histórias, fórmulas e dicas positivas de como encarar a vida.

Compartilho uma história que me tocou muito.

“Encontrei um amigo que não via há quase 5 anos. Da última vez que nos encontramos, ele era um sujeito pessimista, negativo, infeliz e deprimido. Agora ao encontra-lo novamente estava sorrindo e irradiava alegria.

Como você mudou?- perguntei. Parece uma pessoa nova. Como desenvolveu esta alegria radiante que vejo em você agora?

A resposta do meu amigo:

Quando conversamos há alguns anos, você tentou influenciar-me a me tornar uma pessoa mais positiva. Até me sugeriu a fazer diariamente uma lista com pelo menos 10 coisas boas que me acontecem no dia-a-dia.

Naquela época respondi que isto não iria ajudar. Não era por minha culpa que eu era tão infeliz. A culpa era dos meus pais. Ninguém nunca me deu nada do que eu precisava para ser uma pessoa feliz. A culpa também era dos demais e eu estava zangado com todos.

Há quase um ano, depois de um jogo de futebol, contei a um treinador ‘durão’ todo o meu ‘longo discurso de queixas’. Para minha surpresa e choque, ele falou comigo como ninguém nunca havia falado:

– Você está escolhendo ser uma pessoa infeliz e coitada.

Fiquei furioso e gritei:

Assim você só torna as coisas piores!!!

Pensei que ele iria voltar atrás, como faz a maioria das pessoas que intimido com minha fúria, mas ele continuou calmamente:

– Você pode sair por aí botando a culpa em todo mundo, mas a responsabilidade é sua de ser feliz na sua própria vida. Quanto mais culpar os outros, menos fará para mudar seu padrão de pensamento. É o seu próprio padrão de pensamento que está destruindo a sua vida.

Pare com isto! Pare de arruinar a sua vida!

Há muitas coisas boas pelas quais você deveria ser grato. Perceba isto e viverá uma vida de contentamento. Porém, se continuar fazendo o papel de ‘cego’, você será um dos seres humanos mais infelizes do planeta.

Depende de você. Eu posso tentar ajudá-lo a desenvolver um comportamento de gratidão, mas apenas você pode fazê-lo. Se quiser continuar evitando enxergar as coisas pelas quais poderia ser bem agradecido, a decisão é sua.

Entretanto, se a partir deste momento você se comprometer  a ser um ‘especialista’ em perceber coisas pelas quais deve ser bem agradecido, perceberá coisas novas a cada dia. Pare de agir como um imbecil e comece a raciocinar com um ser humano inteligente!”

Tudo isto foi falado com tanta intensidade, que fiquei sem palavras. Estava furioso com ele. Procurava empatia e não consegui. Senti-me muito mal.

Então, no dia seguinte, falei para mim mesmo:

– Tenho que admitir que o treinador estava certo: Sempre olho para as coisas negativamente. Vou testar e ver  o que acontece se tentar, com convicção, buscar se há algo para ser grato na vida.

Assim percebi algumas coisas pelas quais poderia ser grato. E no outro dia percebi ainda mais coisas. E de repente era como se estivesse vivendo num planeta totalmente diferente!

Dalai Lama disse:

“Seja você a mudança que quer ver no mundo.”

Já está provado que as emoções positivas são um verdadeiro antídoto para dissolver as negativas. Uma boa forma de começar é colocar a nossa atenção no cultivo das emoções positivas. Tais como a gratidão.

Vamos experimentar?

No final de cada dia, antes de adormecer, mentalise uma lista das coisas pelas quais pode ser grato. Grandes, pequenas não importa; somos gratos por tudo! Se puder, atualize a lista diariamente.

Quase que por “um milagre” o mundo a nossa volta (pais, parceiros, filhos, amigos) irá mudar e, de repente, sem que nos tenhamos dado conta, estaremos vivendo num planeta completamente diferente!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!