universo-jatoba-mae

A difícil arte ( ou não) de ser mãe

por Selma Amaro

Mãe definição: mulher que deu a luz cria ou criou um ou mais filhos.

Ninguém nasce com um manual, assim como não existe nenhum dizendo como ser mãe. Os filhos nascem de uma mulher ou são criados por elas sem nenhuma informação concreta, racional, logica e previsível do que é ser mãe, entre erros e acertos são criados.

Entre tantas relações e sentimentos que existem no mundo talvez o mais difícil e o mais fácil seja a relação de mãe e filho. Uma relação forte, intensa, muitas vezes sem limite, onde a mulher passa a ser  protetora, chata, mandona, chantagista, carinhosa, meiga, defensora, opressora, zelosa e muito mais.

Esse sentimento é único, vai além de quaisquer valores físicos, vai além dos limites, ultrapassa qualquer barreira, qualquer sacrifico, ele é verdadeiro, sem mentiras, tem data para começar, mas não tem para terminar porque esse amor de mãe ultrapassa a morte, é um amor infinito, incondicional.

Se há erros e são muitos, esses erros são feitos na tentativa de sempre acertar, são erros do medo de perder o que mais uma mãe ama.

Quando nasce um filho nada se sabe sobre ele, quem vai ser como vai ser, a única certeza e o amor que se tem por ele, a certeza que desse dia em diante a vida da mulher não vai ser a mesma, a única certeza que a mulher mãe surgiu e mesmo sem manual vai dar sua própria vida para cuidar da sua cria entre erros e acertos com a certeza que o amor estará sempre presente aconteça o que acontecer, jamais será rompido esse elo de mãe e filho.

“Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo o tipo de dor, principalmente o da incerteza de agir corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.”

José de Sousa Saramago 

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se  na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu  pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque”  em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do  ambiente profissional.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!