Universo-Jatoba-pais-debora1

Como criar pais perfeitos

por Debora Ganc

A verdade é que nós, pais, somos apenas humanos, somos imperfeitos e cometemos erros. Esquecemos de fazer as coisas certas e nem sempre é porque somos maus, medíocres ou sem noção. Simplesmente esquecemos e precisamos ser lembrados.

Recentemente li um livro muito interessante intitulado Always Kiss Me Goodnight: Instructions on Raising the Perfect Parent – by 147 Kids Who Know. (Sempre me dê um beijo de boa noite: Instruções de como criar pais perfeitos – escrito por 147 crianças que sabem).

O livro foi escrito por J.S. Salt, que entrevistou as crianças e transcreveu suas respostas. Ele começava pedindo que as crianças completassem a seguinte frase:

“Se me fosse permitido dizer a meus pais como deveriam me criar, eu lhes diria…”.

O que eu mais gostei foi perceber que a grande maioria das crianças escreveu que queriam receber mais atenção de seus pais.

Universo-Jatoba-pais-debora2

Queriam fazer as atividades diárias junto com seus pais. Escreveram sobre como gostariam de apenas encontrar um tempo para sentar e conversar e jantar junto com seus pais. Gostariam de ter uma noite em que a família brincasse junto, que jogassem algum jogo juntos como boliche, cartas, mímica…

A maioria das crianças não pedia por viagens ou algum presente especial. Elas queriam um simples olho no olho com seus papais e mamães.

Universo-Jatoba-pais-debora3

Aproveito para compartilhar uma história que aconteceu recentemente comigo. A minha neta, de 17 anos, olhou para mim e disse:

– Vovó, vamos sair para conversar e jantar juntas?

Não é uma linda história?

Pois é, o esquecimento acontece com todos nós e às vezes precisamos ouvir nossos filhos nos lembrando da coisa certa a ser feita.

Reproduzo a frase de uma das crianças do livro de J.S.Salt –

“Ponha seu celular de lado e viva!

Fotos: Thinkstock

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística. www.terapiasistemica.com.br

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!