Ujatoba_conversa

Boca fechada não entra mosca

por Debora Ganc

Pense em um objetivo pessoal que seja importante para você. Agora imagine que irá realizá-lo. Imagine que resolva contar os seus planos a um amigo. Imagine que este amigo compartilha de seu entusiasmo e o elogia e aprecia seus planos. Veja como se sente, é agradável, não é? Agora você já se sente como se estivesse a um passo de realizar seu objetivo e é como se ele já fizesse parte de sua identidade.

Assisti a uma palestra sobre motivação com Derek Sivers e levei um susto com a sua lógica. Segundo Derek devemos sempre ficar com a boca fechada em relação aos nossos planos,  porque o sentimento agradável na realidade engana nosso cérebro, que imagina que já alcançamos o nosso objetivo e relaxa, não se esforça.

Sempre que temos uma meta, temos que seguir uma sequência de passos e alguns trabalhos precisam ser feitos para que a meta seja alcançada. Na verdade não deveríamos nos sentir satisfeitos enquanto não tivéssemos realizado o trabalho necessário.

A sabedoria convencional nos ensina exatamente o contrário, mas Derek diz para mantermos a boca fechada. Se for verdade, como proceder então? Podemos começar resistindo à tentação de contar as nossas metas, pois já entendemos que a mente confunde falar com fazer.

Mas se de todo for impossível, podemos fazê-lo de uma maneira que não proporcione satisfação à mente; podemos dizer “quero muito correr esta maratona e para isso preciso treinar sete vezes por semana, podem brigar comigo se eu não fizer isso”. Assim você vinculou o seu objetivo ao trabalho necessário para realizá-lo. Agora sua mente está  alerta e pronta para o esforço.

E aí? Vamos segurar a tentação de contar os nossos objetivos para receber satisfação adiantada? Tente e depois me conte o resultado.

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!