Ujatoba_debora

Atitude positiva

por Debora Ganc

Muitas vezes, ouvi pessoas se lamentando “é o meu destino”, “não posso fazer nada, é a minha má sorte”, “ninguém me entende”…

Não concordo com esse tipo de pensamento pessimista, que só traz sofrimento e nenhuma solução.

É verdade, não temos controle sobre o que nos acontece. Na realidade o fato em si representa 10% do acontecimento e a maneira com o enxergamos representa os outros  90%. Não controlamos os acontecimentos, mas podemos ter a intenção de controlar nossa atitude perante a vida.

Nossa atitude afeta a nossa felicidade e também a das pessoas a  nossa volta.

Podemos escolher ter uma atitude feliz e otimista, ver as coisas positivamente com energia para persistir e completar nossas metas com êxito, ou podemos ter uma atitude realista, que olha para a vida de maneira negativa de que provavelmente as coisas ficarão piores.

Para ilustrar compartilho uma história, desconheço o autor, mas espero que, além de divertida, a história nos aclare a maneira como escolhemos enxergar nossas vidas.

Um rei na África saiu para caçar. Seu companheiro e carregador de armas era uma pessoa com o seguinte lema de vida:

“Não poderia estar melhor. Isto veio para o bem!”.

No meio da caçada o carregador de armas errou ao carregar o rifle, causando uma explosão que arrancou o dedo polegar do rei.

Quando o homem exclamou: “Isto veio para o bem”, o rei respondeu: “Não, não veio!” e jogou o carregador de armas na cadeia.

Cerca de um ano depois, o rei saiu novamente para caçar. Dessa vez, porém, foi capturado por canibais. Eles já estavam se preparando para jantar o rei, quando perceberam o dedo faltando. Sendo supersticiosos, os canibais não quiseram comer alguém com defeito e mandaram o rei embora!

Ao retornar ao palácio, imediatamente o rei foi para a prisão libertar seu antigo carregador de armas.

“Você estava certo”, falou o rei, “isto veio para o bem! Estou muito arrependido de tê-lo mandado para a cadeia”.

“Não”, respondeu o homem, “ficar na cadeia também foi para o bem!”.

“O que você quer dizer com isso? Olhe como você sofreu!”, disse o rei.

“Sim”, respondeu o carregador de armas, “mas se não estivesse na cadeia … eu estaria com o senhor!”

É muito importante que cada um de nós se treine para encarar positivamente cada situação. Tudo o que acontece na vida no final das contas é para o bem. Diariamente temos oportunidades para o crescimento espiritual e de caráter.

Muitas e muitas vezes aquilo que nos parece ‘ruim’ ou ‘negativo’ acaba sendo uma bênção. Porém, nesse meio tempo, investimos um tempo enorme  e energia nos preocupando ou nos arrependendo, para no final percebermos que nos preocupamos por nada.

Lembrem-se a preocupação é definida como:

Juros pagos adiantados por uma dívida que nem sempre será contraída.

Se preocupar não vai resolver nenhuma questão e você merece paz!

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística. Contato: deboraganc@terapiasistemica.com.br

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!