universo-jatoba-comunicacao1

A arte da comunicação

por Debora Ganc

Todos gostamos de fazer a diferença na vida das pessoas. Sentimos o impulso de ajudar independente da profissão que exercemos. É um impulso humano básico e quanto mais pessoas ajudamos de forma positiva melhor nos sentimos a nosso respeito.

A comunicação é uma forma de criar um laço eterno com outra pessoa. Você lembra de quem lhe ensinou a assobiar? Agora imagine a satisfação que irá sentir caso possa passar este conhecimento adiante.

Temos a habilidade de fazer um impacto positivo. Uma contribuição pequena por mais singela que nos pareça, tem a capacidade de ajudar toda a humanidade.

Pense nas suas experiências de vida, quais foram as mais impactantes? Quais o levaram a uma verdadeira mudança?

Talvez uma delas o tenha amadurecido, ou tenha lhe ensinado a suportar melhor as frustrações, ou o tornaram mais independente, ou mais tolerante com os outros. Se esta memória está gravada em você então vale a pena compartilhá-la com as outras pessoas.

Seja claro e conciso. Pontue em termos claros aquilo que quer comunicar.

Vamos imaginar que os amigos de seu filho estão destruindo o quarto dele com brincadeiras que você considera inapropriadas.

O que você faz?  Grita e manda todo mundo arrumar tudo de volta se não…..

Mas o que estará comunicando com esta atitude?

Como comunicar o seu desagrado sem desafiar, antagonizar ou criar novos inimigos? Como alcançar as pessoas respeitosamente sem perder os seus objetivos?

Precisamos parar de gritar, discutir e começar a ensinar e alcançar o coração e as mentes das pessoas.

Ensinar é comunicar a um ser humano independente a clareza de um conceito. Ensinar é conseguir que a outra pessoa possa ver e compreender em seus próprios termos.

Deixar que entre em contato com aquilo que já sabe e re – descobrir com seus próprios meios.

Um bom comunicador pode ser inspirador e edificante mas uma pessoa que ensina precisa ter a habilidade de transmitir as suas ideias de uma maneira que não permita que as emoções interfiram a ponto de distorcer sua mensagem.

Perceberam a diferença?

Foto: Thinkstock

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!