Universo-Jatoba-amigos-debora3

Amigos: a busca da verdade

por Debora Ganc

Uma vez por semana almoço com dois de meus filhos que trabalham no mercado financeiro. O escritório deles fica em um bairro cheio de torres comercias que circundam um shopping onde quase todas as pessoas que trabalham por ali vão almoçar. É bastante comum que, ao passar pelas mesas do restaurante, eu ouça discussões acaloradas sobre o que está acontecendo no mercado ou no trabalho naquele dia.

Fico imaginando se não seria muito mais divertido – sem falar que seria muito mais construtivo – se as pessoas se abrissem para outros assuntos que também são importantes para suas vidas, tais como: será que Deus existe? Se sim, então por que há tanto sofrimento no mundo? Existe vontade própria ou liberdade de expressão? Qual é o propósito da vida? Etc… Etc…

É muito satisfatório e importante se pudermos ter este tipo de discussão com um amigo. Na verdade, é essencial se quisermos buscar a verdade.

O Talmud conta a história do grande Rabino Yochanan e seu parceiro de estudos Rabino Lakish. Os dois estudaram juntos por muitos anos, até que um dia o Rabino Lakish ficou doente e morreu. O Rabino Yochanan ficou profundamente deprimido pela perda. Seus alunos tentaram ajudá-lo dizendo que buscariam um novo parceiro de estudo, o homem mais sábio da cidade e que tudo ficaria bem.

Passadas algumas semanas os alunos encontraram o Rabino caminhando pelas ruas em total depressão.

Perguntaram ao Rabino:

– O que aconteceu? O homem que lhe mandamos é o mais inteligente e brilhante da cidade. Porque está tão triste?

Ao que o Rabino respondeu:

– Ele é um homem de estudos. Na realidade, ele é tão brilhante que é capaz de encontrar 24 maneiras diferentes para provar que tenho razão naquilo que estou dizendo; mas, quando eu estudava com o Rabino Lakish, ele encontrava 24 maneiras diferentes para provar que eu estava errado! É disso que sinto falta! Sinto falta de um parceiro que argumente e que critique as coisas que penso e que falo. Sinto falta da discussão!

A crítica leva ao crescimento e é isso que importa na vida, apesar de ser difícil de ser aceita na maioria das vezes.

O truque é encontrar amigos que nos deem retornos positivos junto com as críticas.

Se buscamos grandeza, precisamos da ajuda de um time. Tudo de grande que conhecemos no mundo foi alcançado graças ao trabalho de um time: a ida à lua, a internet, os direitos civis… Porém, é interessante ressalvar um fato: se o que colocamos se prova verdadeiro, então, alcançamos pouco. Porém, se, pelo contrário, o que colocamos se prova falso ou errado, então alcançamos muito, porque assim temos a possibilidade de buscar e encontrar a verdade.

Evitamos perder tempo e oportunidades de crescimento quando temos um amigo parceiro de estudos, pois isso nos força a sermos verdadeiros conosco. Nos comunicamos muito melhor quando nos abrimos para buscar a verdade, buscamos juntos maneiras de se fazer a coisa certa.

Amigos são parte importante de nossas vidas. Escolha um amigo com quem possa alçar voos mais altos. Amigos próximos nos estimulam e expandem nossas ideias.

Foto: Thinkstock

 

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Debora Ganc escreve às quartas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!