universo-jatoba-agrssao-idosos

Você sabia que quase 50% dos casos de violência física contra idosos são praticadas pelos filhos ou parceiros?

por Giana Ramos

Esse é um tema complexo que envolve uma constante básica o CUIDAR, e essa ação não é apenas algo técnico como dar o remédio no horário certo, ou uma refeição que envolva a pirâmide alimentar inteira, CUIDAR é uma arte, envolve sentimentos e emoções, não basta as habilidades e o conhecimento, é necessário muito amor e um olhar humanizado para aquela pessoa cheia de dificuldades e limitações, essa é uma verdade que tento passar para minhas alunas do curso de cuidadores de idosos: “Cuidar não atinge apenas as necessidades fisiológicas do idoso, como: alimentação, higienização, medicação, entre outros. Mas, o cuidar também é ouvir o cliente, ajuda-lo a enfrentar suas dificuldades e agir para que ele possa melhorar como ser humano!” É uma via de mão dupla, as duas partes saem ganhando, o idoso, pois sente-se amado e o cuidador que executou seu trabalho com excelência.

Pensando nesse assunto logo deve vir a sua cabeça que as melhores pessoas para realizar esses cuidados são os filhos ou parentes próximos, não é? Nem sempre, o ministério da saúde divulgou que em 2010 haviam ocorrido aproximadamente 4000 casos de violência contra idosos que foram notificadas, dessas 32% os agressores eram os filhos,16% desconhecidos e em 14% os parceiros e em 70% dos casos eram maus-tratos físicos. Diante desses dados podemos concluir que no final da vida muitos idosos estão sendo violentados por seus entes, claro que a vida de um cuidador familiar é muito difícil, está sobre ele toda a responsabilidade que deveria, em muitos casos, ser dividida com os outros familiares, mas isso não justifica atos de violência, o ideal é a diálogo e a divisão de tarefas para que não fique pesado para ninguém. Ter um idoso em casa tem que ser visto como uma vitória, mesmo que ele não verbalize nada, ou que dê muito trabalho, ou que tenha sido muito cruel durante a vida, independentemente de qualquer coisa, perdoe e aproveite os últimos momentos.

Diante de tantos casos o Portal do envelhecimento e o Governo do Estado de São Paulo lançaram um vídeo institucional que mostra atos de violência contra uma idosa. No curta a cuidadora obriga sua cliente a comer sopa, a idosa grita dizendo que não gosta do alimento e a cuidadora usa de violência fazendo-a comer, logo em seguida liga a filha e a cuidadora mente dizendo que a idosa comeu toda a sopa e adorou. Assista:

Depois que você assistir o vídeo compartilhe-o nas suas redes sociais, vamos acabar com esse ato que é monstruoso, vale até usar a hastag #violenciacontraidosos vamos tentar conscientizar o maior número de pessoas, pois existem diversos tipos de violência contra a pessoa idosa, indo desde a física até a negligência, mas esse é o assunto da semana que vem. Por enquanto, use os canais de denúncia para qualquer caso suspeito, lá vão eles:

  1. Disque denúncia: 181 – não precisa se identificar.
  2. Polícia militar: 190
  3. CONSELHO ESTADUAL DE IDOSOS em SP atende na rua Antônio de Godoy, 122 -11º andar-CEP 01034-000 SãoPaulo/SP – Tel.: (11) 3222.1229 / 3362.0221

ceidososp@ig.com.br cei@consellhos.sp.gov.br

Até a próxima semana com um pouco mais desse assunto!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!