universo-jatoba-perdoar

Os 6 passos para Perdoar

por Margareth Signorelli

Carola me escreve “Meu marido teve um caso extraconjugal. Ele se arrependeu e me contou. Não quero me separar, pois sei que realmente vale a pena continuar com ele, mas não estou conseguindo perdoa-lo. O que faço?”.

Normalmente as pessoas tem resistência para perdoar , isto acontece por várias razões.

Alguns pensam que se perdoarem estarão se tornando vulneráveis para serem machucados novamente- Se sentem desprotegidos. Outros acreditam que se perdoarem estarão aceitando o que aconteceu- Estes procuram revanche e querem vinganças. Existem os que simplesmente não sabem como perdoar- Parece fácil, mas difícil é fazê-lo com intenção.

Quando nos relacionamos com alguém inevitavelmente seremos machucados. As pessoas fazem coisas que nos magoam com ou sem proposito de nos machucar. Quando alguém que amamos nos decepciona passamos por varias fases, mas no final queremos esquecer e perdoar. Tomar esta decisão é muito difícil quando nos sentimos desiludidos. Ficamos entre nos proteger e nos defender.

Quando somos feridos automaticamente ficamos entre atacar, nos retrair ou nos estagnamos. É uma grande batalha interna. O único modo de superar esta batalha interior e voltar a ter paz é perdoando.

Perdoar é uma das mais importantes habilidades para termos uma relação em que o amor predomina. Ninguém é perfeito. A pessoa que lhe machucou é responsável pelo que fez, mas você sempre será responsável pela interpretação do que aconteceu. Em outras palavras, não significa que as pessoas não são responsáveis pelos seus atos, mas simplesmente que uma vez machucado, é seu o trabalho de curar a sua ferida.

Deixo claro que perdoar não significa que você concorda com o que a pessoa fez. Perdoar é um ato de compaixão e empatia com o outro. Para fazê-lo você terá que focar em se sentir bem e não em se vingar ou revidar.

Perdoar é realmente um ato de compaixão porque quando o faz você cria uma energia de amor e de cura a sua volta.

Então o que fazer para perdoar?

Seguem meus 6 passos para perdoar.

1-     Volte e reveja como você interpretou o que a outra pessoa fez. Porque você se feriu?

2-      Tente entender quais foram as razões que levaram a pessoa a fazer o que fez. E a pessoa sofreu? Perdeu algo com isto? Suas intenções eram boas? A pessoa queria lhe machucar intencionalmente?

3-   Concentre-se e analise a sua parte de responsabilidade e não culpa. Em toda situação por mais que o outro esteja errado existe pelo menos 1% da nossa responsabilidade. Como você deixou que isto acontecesse? Onde você deixou de colocar seus limites ou barreiras.

4-   Baseado no item acima faça uma declaração para você mesmo que não permitirá que isto aconteça novamente. Você não deixará de colocar seus limites quando necessário.

5-    Fale claramente para a pessoa o que ela fez e como impactou  sua vida, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente. Explique onde você sente que você baixou suas forças e diga que você não deixará que isto se repita novamente.

6-   Agora você esta preparado para perdoar. Perdoe e liberte-se.

Não importa se o perdão for para continuar ou terminar um relacionamento, o importante é fazê-lo para que a sua vida flua e que suas energias não fiquem estagnadas na vingança, mas sim no perdão.

Segue vídeo abaixo para ilustrar o texto


Duvidas sobre relacionamento, escreva para margareth@conexaocoach.com.br, talvez eu possa lhe ajudar.

Margareth Signorelli formou-se bacharel em enfermagem (PUC-CAMP). Sempre se considerou uma cuidadora e continuou sua busca para incentivar pessoas a alcançar seu melhor desempenho possível. Formou-se pelo ICI (Integrated Coaching Institute), em São Paulo, tornando-se uma coach de desenvolvimento. Com interesse especial na área de Relacionamentos encontrou no método de Katherine Thomaz e Clair Zammit a abordagem ideal, graduou-se em Los Angeles, tornando-se uma coach de Transformação. www.conexaocoach.com.br

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!