Universo-Jatoba-idosos-drogas

Idosos abandonados é só um tipo de violência contra eles, conheça os outros

por Giana Ramos

Segundo o G1, 10% dos hospitais geriátricos do Rio de Janeiro são ocupados por idosos que foram abandonados pela família após a alta hospitalar, o familiar fornece telefones e endereços que não correspondem à realidade e não voltam para visitas ou para busca-los. Segundo o Estatuto do Idosos esse ato é crime com pena de três anos de detenção mais multa, além dessa violência nossos idosos têm sofrido muitas outras, vamos conhece-las?

Violência física (sevícia física, maus-tratos físicos ou abuso físico)

São atos violentos, nos quais se faz uso da força física de forma intencional, não acidental, com o objetivo de ferir, lesar, provocar dor e sofrimento ou destruir a pessoa, deixando, ou não, marcas evidentes no seu corpo. Esse é o mais comum como disse na publicação da semana passada, em 50% dos casos, esse tipo de violência é praticado pelos filhos ou cônjuges.

Violência psicológica

Todas as formas de rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobrança exagerada, punições humilhantes e utilização da pessoa para atender às necessidades psíquicas de outra em comparações que tragam menosprezo.

Tortura

Constranger alguém com emprego de força ou grave ameaça, causando lhe sofrimento físico ou mental com a finalidade de obter informações, declarações ou confissões da vítima ou de terceira pessoa, provocar ação ou omissão de natureza criminosa, em razão de discriminação racial ou religiosa.

Violência sexual

Qualquer ação na qual uma pessoa, valendo-se de sua posição de poder e fazendo uso de força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, com uso ou não de armas ou drogas, obriga outra pessoa – de qualquer sexo – a ter, presenciar, ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, com fins de lucro, vingança ou outra intenção. Se você acha que esse tipo de violência é rara, fique sabendo que 6% dos caos de violência contra a mulher são de natureza sexual, é um número enorme atinge por volta de 100 mulheres idosas por ano.

Tráfico de seres humanos

Inclui o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento de pessoas, recorrendo à ameaça, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade, ao uso da força ou a outras formas de coação, ou à situação de vulnerabilidade, para exercer prostituição, ou trabalho sem remuneração, escravo ou de servidão, ou para remoção e comercialização de órgãos, com emprego ou não de força física.

Violência financeira (econômica)

Quando implica danos, perdas, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores de outra pessoa, esse é bem comum de acontecer, porém é muito pouco denunciado, representa 8% dos casos, ocorre com aproximadamente 250 pessoas.

Negligência (abandono)

Omissão pela qual se deixou de prover as necessidades e os cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, é um dos casos que vem aumentando, há idosos sendo abandonados em beira de córregos, no lixo, no meio da estrada, portas de asilos e hospitais.

Intervenção legal

Ato violento praticado durante intervenção por agente legal público, isto é, representante do Estado, polícia ou de outro agente da lei no uso da sua função.

Agora que você já conhece os tipos de violência, não deixe de denunciar caso veja algum:

  1. Disque denúncia: 181 – não precisa se identificar.
  2. Polícia militar: 190
  3. CONSELHO ESTADUAL DE IDOSOS em SP atende na rua Antônio de Godoy, 122 -11º andar-CEP 01034-000 SãoPaulo/SP – Tel.: (11) 3222.1229 / 3362.0221

ceidososp@ig.com.br cei@consellhos.sp.gov.br

Até a próxima semana!

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!