Universo-Jatoba-casal-filho8

Estar Presente

por Margareth Signorelli

A Mônica em escreve dizendo “Não consigo me concentrar no que faço, estou sempre pensando no passado ou no futuro. Sinto que isto atrapalha meu relacionamento também. O que faço?”

Hoje ouvi uma expressão em inglês que nunca tinha ouvido antes “Be in the zone”. Soube que é um termo muito usado no esporte e significa Estar totalmente presente. Os atletas costumam usar este termo para focarem no jogo e qualquer outra atividade ou problema fora dele terá que esperar.

Mas o que significa Estar Presente na vida?

Quanto mais pudermos estar presentes nos momentos e atividades que fizermos, mais felizes e mais saudáveis seremos e faremos os que nos cercam.

Veja bem, o passado não existe mais, o futuro ainda não aconteceu. Se estivermos presos na energia do passado, provavelmente estaremos na melancolia ou tristeza. A energia do futuro pode ser ansiedade ou medo. Se você estiver no presente, com seu corpo, sua alma e seu coração você se sentirá mais forte e seguro, pois terá seu físico e seu espiritual juntos e não dispersados, o que lhe enfraqueceria.

A meditação tem tanto sucesso para o equilíbrio humano porque se resume em estar no presente, relaxar e se entregar a experiência que esta sendo vivida.

Como uma atividade tão simples pode ser tão difícil de conseguir ser alcançada? Porque não estamos preparados para viver o presente. Não estamos acostumados a compreender que o passado não pode ser mudado e o futuro ainda não chegou.

Estar presente não significa negligenciar sua vida, seus objetivos, mas se você esta com seu filho não poderá fazer nada com o que esta acontecendo no trabalho. Permitir sua energia estar focada em algo que você não pode fazer nada é ilógico e improdutivo.

 

Como focar no presente?

Cada atividade, encontro que tiver, conecte sua mente corpo e espírito juntos. Imagine que na porta em que você esta entrando exista uma caixa onde você deixará todos os seus problemas que não estão relacionados com o momento que estará vivendo. Se entregue totalmente para o que veio fazer. Uma conversa com seu filho, um jantar entre amigos, um encontro amoroso ou mesmo seu trabalho. Eu lhe garanto que quando você sair, os problemas continuarão na mesma caixa onde você os deixou, eles não irão a lugar algum.

O que muito provavelmente acontecerá é que com sua mudança em não carregá-los o tempo todo com você, eles poderão ser minimizados e até serem vistos com uma perspectiva nova que antes você não conseguia enxergar.

Isto lhe trará equilíbrio e você saberá priorizar suas atividades não deixando que aquilo que você não tem poder para mudar interfira no momento em que está.

Mais tranquilidade para Ser é estar presente onde você tem o poder.

Grande abraço!

margarethcurdo

Margareth Signorelli formou-se bacharel em enfermagem (PUC-CAMP). Sempre se considerou uma cuidadora e continuou sua busca para incentivar pessoas a alcançar seu melhor desempenho possível. Formou-se pelo ICI (Integrated Coaching Institute), em São Paulo, tornando-se uma coach de desenvolvimento. Com interesse especial na área de Relacionamentos encontrou no método de Katherine Thomaz e Clair Zammit a abordagem ideal, graduou-se em Los Angeles, tornando-se uma coach de Transformação. www.conexaocoach.com.br

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!