universo-jatoba-cabernet

ENOTÉCNICO-UVAS: conheça a Cabernet Sauvignon

por Ricardo Ganc

Nessa nova sessão, falaremos sobre as principais castas das uvas viníferas.

Suas principais características, aonde são plantadas, combinam com o que e assim por diante. Não sei se será uma coluna popular, mas com certeza será útil.

A Cabernet Sauvignon (CS) é a casta tinta mais famosa. Originária de Bordeaux, se adaptou bem a quase todos os países produtores de vinho e pode produzir vinhos excepcionais em qualquer um desses lugares.

Por incrível que pareça, a CS é uma mistura de Cabernet Franc com Sauvignon Blanc.

Apesar de ser plantada no mundo todo, o seu apogeu ocorre em Bordeaux e na Califórnia, porém há vinhos maravilhosos no Chile (Dom Melchor), Italia e Austrália.

Por ser plantada em vários climas e terroirs, a CS pode oferecer uma gama de características grande, porém as que a marcam são: coloração escurecida, taninos firmes, bom corpo, acidez moderada e longevidade.

Suas características organolépticas são: aromas de cereja, frutas negras cassis, pimenta preta, especiarias, mentol, couro, cedro e estrebaria. Nos chilenos, pode aparecer um aroma de pimentão verde e, quando a uva for colhida antes da maturação, surge um aroma vegetal que se traduz por adstringência na boca.

Por ser uma uva tão adaptável e com características tão variadas, ela se presta, tanto para vinhos varietais (sem a mistura com ouras uvas), quanto para cortes com outras uvas, como se faz na França.

Santé!

Dicas da semana: Vinhos Cabernet Sauvignon do Chile:

– 2009 Santa Carolina Reserva de Familia Cabernet Sauvignon, Maipo Valley, Chile. Wine-Enthusiast 90 Pts. 75-90 reais

 – 2012 Casas del Bosque Gran Reserva Cabernet Sauvignon, Rapel Valley, Chile. Steven Tanzer 91 Pts. 80-90 reais

– 2010 Casa Lapostolle Cuvee Alexandre Cabernet Sauvignon, Apalta, Chile WS 92 pts -130-150 reais.

– 2008 Concha y Toro Don Melchor Cabernet Sauvignon, Puente Alto, Chile. WS 93 pts. 350-450 reais.

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração.

Além disso,  por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.

Foto: Thinkstock

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!