Ujatoba_Casal-relacionamento-Thinkstock

Como reverter o que chamamos de “O Pior Sentimento do Mundo”

por Margareth Signorelli

Magda me escreve “Sinto que eu e meu marido nos distanciamos. Gostaria muito de saber como colocar para fora este aperto no meu peito e falar algumas coisas para ele”.

Com o tempo, o relacionamento passa por vários momentos difíceis que nem sempre o casal administra como deveria. Normalmente, “ligam o automático” e passam por cima de situações que precisariam de pelo menos um diálogo para que fossem resolvidas, mas por uma infinidade de razões parece mais fácil deixar como está.

O que não se percebe é que cada um desses pequenos acontecimentos vão se acumulando e, consciente ou inconscientemente, o casal acaba se distanciando e, quando param para pensar, parece que não se reconhecem mais.

Estar com alguém, mas se sentir só. Pessoas dizem que tem um companheiro (a), mas se sentem mais sós do que se estivessem sozinhos? Não conseguir sentir uma conexão entre os dois, não conseguir detectar quando ela foi quebrada e nem se um dia será resgatada. Sentir um aperto no peito que lhe diz claramente: “Este é o pior sentimento do mundo”.

Quando estamos tristes, costumamos permanecer na energia da vitimização e nos sentir abandonados, sem perspectiva alguma. Esperando que alguém apareça para nos resgatar deste sofrimento. Esse sentimento acaba aumentando ainda mais a distância, pois responsabilizamos a outra pessoa e nos ressentimos. O que não sabemos é que na maioria das vezes quando isso acontece, a outra pessoa está sentindo a mesma coisa.

Mas, existe algum modo de se reverter esta situação, que parece caminhar para um abismo sem fim? Em primeiro lugar, tenha certeza que para que haja uma mudança nem sempre os dois precisam tomar uma atitude juntos, só é preciso que um queira mudar e os resultados mudarão.

Seguem 3 passos que poderão lhe ajudar:

1-     Concentre-se e aprofunde-se no reconhecimento dos seus sentimentos. Tenha certeza do que está sentindo;

2-   Respire fundo e tenha coragem de verbalizá-los. Esse momento pode mudar totalmente a dinâmica da sua relação.

3-   Fale claramente o que quer sem se preocupar em ser julgado, mas simplesmente mostrando o que está lhe entristecendo e os afastando. Diga por exemplo: “Estou muito triste e me sentindo desconectada de você. Como você pode me ajudar a mudar esse sentimento?”

Perceba que, independentemente da resposta do outro, seu sentimento irá mudar para melhor porque você conseguirá emanar ao invés de tristeza, ressentimento e frustração, amor e abertura para que haja um diálogo.

Tantas vezes somos obrigados a falar pela razão, sem poder dar margem aos nossos sentimentos mais profundos. Nada melhor do que poder falar pelo coração com as pessoas que queremos bem e amamos, transformando o pior sentimento do mundo na oportunidade de reconexão.

Grande abraço!

margareth

margareth

Margareth Signorelli formou-se bacharel em enfermagem (PUC-CAMP). Sempre se considerou uma cuidadora e continuou sua busca para incentivar pessoas a alcançar seu melhor desempenho possível. Formou-se pelo ICI (Integrated Coaching Institute), em São Paulo, tornando-se uma coach de desenvolvimento. Com interesse especial na área de Relacionamentos encontrou no método de Katherine Thomaz e Clair Zammit a abordagem ideal, graduou-se em Los Angeles, tornando-se uma coach de Transformação. www.conexaocoach.com.br

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!