1 - Boa saúde

Como Enfrentar seus medos – Parte 2

por Margareth Signorelli

Continuando o assunto da semana passada, segue outra técnica para ajudar a afastar estes tão temidos Medos.

Esta é uma das emoções que mais resistimos, mas tem seu lugar importante em nossa vida. Quando ele nos alerta de que algo ruim pode nos acontecer, como um perigo eminente, ele é muito útil.

Precisamos saber se ele tem um proposito, se tem validade, porque se não tiver ele nos paralisa e impede que sigamos em frente nos tirando a força e a coragem que precisamos para continuar. Precisamos ser informados pelo nosso medo e não dominados por ele. Ele é só um sentimento e não um fato.

Muitas vezes por medo de não conseguirmos o que queremos nos permitimos ser machucados, rejeitados, desapontados ou abandonados. Com isto bloqueamos nossas ações por estar sob o domínio dele e não do que realmente queremos.

Agora é o momento de destruí-lo enfrentando-o cara a cara. Agora é a hora de sabermos quais são os medos que estão nos congelando e debilitando. Temos que encara-los não deixando que tomem proporções não realistas na nossa vida. Devemos olha-lo de frente, saber o que é real, o que não é, e nos curar dele.

Vou ensinar uma pratica que vai fazer com que você consiga visualizar quais são seus medos e identificar a veracidade deles. Se forem reais você poderá saber se proteger, percebendo que foi um aviso e usa-lo positivamente. Do contrário você aprenderá a enfrentar a si mesmo, identificando que possa ser uma memoria temida de experiências mal resolvidas do passado e saber como contorna-lo com sucesso.

Pratica:
1 – Pegue um papel e escreva qual é o seu medo. Se for mais que um faça o exercício para cada um deles.
2 – Escreva uma carta DO MEDO PARA VOCÊ, dizendo tudo o que você mais teme em relação a ele para lhe assustar.

Ex1: O Medo de ficar só lhe dirá: “Ninguém nunca vai te amar. Mesmo que algum dia alguém te ame, eventualmente ele te deixará. Você nunca terá alguém que realmente se preocupe por você ou alguém com quem você possa contar”.

Ex2: Medo de perder dinheiro “Você eventualmente perderá tudo o que tem e passará por dificuldades que nunca imaginou, não podendo contar com a ajuda de ninguém”.

3- Agora escreva uma segunda carta. Desta vez de VOCÊ  para o medo. Melhor do que brigar com ele, veja se você consegue falar como se ele fosse uma criança que cometeu um erro, falando com firmeza, mas delicadamente. A maioria dos medos aparece em reação a algo que aconteceu e precisa ser curado. Diga a este medo que ele não tem permissão para dominar a sua vida, como se você falasse para uma criança que esta tendo um ataque porque quer algo. Agradeça a seu medo por estar nesta situação de poder alertá-lo e por protegê-lo da possibilidade de uma situação pior. Reafirme ao medo, falando devagar e reafirmando que esta tudo bem com você.

Ex1: “Medo de estar só: Eu entendo que você tenha se machucado no passado, mas isto passou e agora estamos no presente. Olhe a sua volta. Existem pessoas na minha vida que me amam. Sou uma boa amiga para os outros e sempre terei pessoas na minha vida com quem eu possa contar e que me amem. Então se acalme e pare de me assustar, me deixando inseguro. Tudo ficará bem”.

Ex2: “Medo de perder tudo que tenho: Compreendo que talvez você queira me alertar para meus gastos e investimentos. Quero que saiba que tenho trabalhado muito e tenho tido atenção em meus gastos e em tudo que quero investir. Aprendi muito com os anos e sei que tendo segurança no que faço e sendo precavida, os frutos aparecerão e não darão espaço para as perdas”.

Pode parecer estranho fazer esta pratica, mas se o fizer perceberá que as coisas ficarão mais claras e assim você não se sentirá mais na escuridão com medo. Verá tudo mais racionalmente percebendo que as coisas não são tão apavorantes como você imaginava.

Basta você conseguir acender a luz e enfrenta-lo com a claridade da compreensão.

Segue um pequeno vídeo abaixo em que ensino a usar não somente técnica de coaching como também  EFT, tão efetivo para combater nossos medos. Assista:

 

Margareth Signorelli formou-se bacharel em enfermagem (PUC-CAMP). Sempre se considerou uma cuidadora e continuou sua busca para incentivar pessoas a alcançar seu melhor desempenho possível. Formou-se pelo ICI (Integrated Coaching Institute), em São Paulo, tornando-se uma coach de desenvolvimento. Com interesse especial na área de Relacionamentos encontrou no método de Katherine Thomaz e Clair Zammit a abordagem ideal, graduou-se em Los Angeles, tornando-se uma coach de Transformação. www.conexaocoach.com.br

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!