Universo_Jatoba_relacionamentos

5 questões antes de dizer “Eu aceito”

por Margareth Signorelli

Mariana está sentindo que será pedida em casamento: “Tenho dúvidas se é a hora certa para me casar. Tenho pais separados e não gostaria que acontecesse o mesmo comigo”.

Resolver se casar é uma das maiores decisões que você pode tomar. É um marco na vida de toda pessoa e deve ser levado a serio. Pense levando em consideração vários fatores, não deixando que somente que o quanto você ame esta pessoa pese em sua decisão final.

Baseando-se no fato de que 40% dos casamentos acabam em divórcio, considerar alguns pontos importantes antes de dizer “Eu aceito” aumentarão suas chances de criar um casamento que prospere e perdure.

   1 – Há quanto tempo você conhece seu companheiro (a)?

Existem histórias de casais que se conheceram e, após 6 meses, se casaram, estão juntos há 60 anos e felizes, mas são realmente uma exceção à regra.  Para conhecer alguém, precisamos de tempo, convivência e sensibilidade. Acredite, existem pessoas que conseguem esconder quem realmente são por um período longo até que transpareça sua real identidade. Uma boa regra é no mínimo 1 ano e meio de convivência.

   2 – Como são suas discussões?

Os conflitos nem sempre são fáceis de serem resolvidos. Resolvê-los construtivamente requer abertura para que cada um conheça o outro mais profundamente, ao contrário de querer ser sempre a pessoa que está com a razão e acusar o outro por não estar. Se vocês discutem de um modo que acabam drenando toda sua energia e sentindo que saíram de uma batalha, aconselho que procurem ajuda de um profissional antes de se casarem. Assim, estarão evitando cometer grandes erros no futuro.  Tenha certeza que vocês lidam com os conflitos construtivamente.

3 – Vocês se aceitam como realmente são?

Não se case com o que ele tem de potencial. Case-se entendendo que seu parceiro não vai mudar. Lógico que as pessoas evoluem com o tempo, mas a essência não muda. Se você espera que o seu companheiro seja outra pessoa em alguns anos, repense. Caso o seu companheiro esteja esperando que você mude, cuidado! Por algum tempo você pode tentar ser quem ele espera, mas muito provavelmente se frustrará na busca de ser quem não é. Uma boa regra é os dois se aceitarem como são.

  4- Você já fez todas as perguntas importantes?

Existem algumas perguntas em diferentes áreas que são muito importantes para saber se vocês combinarão como casal. Algumas delas incluem: como vamos dividir as finanças da vida em comum?  Teremos filhos? Como criá-los? Religião? Qual a nossa visão de futuro juntos? Planos e aspirações de cada um individualmente. Se houver diferenças significantes em qualquer destes assuntos, é melhor que vocês discutam e entrem em um consenso. Não se case com alguém pensando que estas questões desaparecerão com o tempo ou que não são importantes. Na maioria das vezes, elas não desaparecem e podem guiá-lo para um problema significativo ou atá mesmo uma separação. Prepare-se para decidir agora, melhor do que mais tarde. Algumas discordâncias poderão fazer uma diferença grande na sua felicidade.

5- Você tem expectativas realistas sobre o casamento?

Existem vários meios de idealizarmos como deve ser um casamento. Pode ser como historias da Disney, romances de Hollywood ou mesmo uma imagem errada por experiência vivenciada pela relação desequilibrada dos pais. Muitos jovens chegam ao casamento com altas expectativas que poderão ser irreais ou fatalistas. Tenha pessoas que você confia, modelos de casais felizes, que podem ajudá-lo a eliminar qualquer mito ou crença sobre casamento e orientá-lo a ter as expectativas apropriadas sobre o mesmo.

Casar é uma fase excitante e estressante ao mesmo tempo. Aproveite estes pontos importantes para analisar se esta é a pessoa certa para você e se preparar para ter um relacionamento equilibrado, dentro das suas expectativas e com uma base de muito amor. Felicidades!

Dúvidas sobre relacionamento, escreva pra margareth@conexaocoach.com.br, talvez eu possa lhe ajudar.

Grande abraço!

 

Margareth Signorelli formou-se bacharel em enfermagem (PUC-CAMP). Sempre se considerou uma cuidadora e continuou sua busca para incentivar pessoas a alcançar seu melhor desempenho possível. Formou-se pelo ICI (Integrated Coaching Institute), em São Paulo, tornando-se uma coach de desenvolvimento. Com interesse especial na área de Relacionamentos encontrou no método de Katherine Thomaz e Clair Zammit a abordagem ideal, graduou-se em Los Angeles, tornando-se uma coach de Transformação. www.conexaocoach.com.br

Margareth Signorelli escreve aos sábados aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!