Ujatoba_genia

Parabenos e sulfatos fazem mal? A Balmain Hair diz que sim…

por Genia Winitzki

Parabenos e sulfatos estão saindo da moda… até na moda. A Maison Balmain rendeu-se ao fato de que cabelo e roupa precisam entrar em acordo na passarela e na vida e, ao lançar suas linhas de produtos capilares, aboliu os dois ativos acima.

Votando em uma pegada mais natural, a casa promete o look das catwalks com óleo de argan, que tem um poder regenerador e deixa o cabelo brilhante, sem resíduos. Também aposta em mais volume, crescimento e redensificação dos fios, com antioxidantes como camomila e chá verde, proteínas da soja e extratos dos frutos do sabal, uma palmeira-anã, e do sabugueiro, rico em vitamina C e ingredientes antiinflamatórios.

Resolvi postar esta info para vocês porque, ao ser lançada – e nem faz tanto tempo assim — pouco destaque se deu ao fato de que a Maison se mantém atuante em seus quase 70 anos de vida porque está antenada e é ágil o bastante para perceber que ingredientes naturais estão em alta no mercado.

Para recordar: parabenos são conservantes que impedem a proliferação de bactérias nos produtos, mas ainda há controvérsias sobre quão prejudiciais eles são. Há suspeitas de um potencial cancerígeno porque eles contem propriedades estrogênicas, mas não se comprovou nada ainda, embora se saiba que muitos tipos de câncer são hormono-dependentes.

Muitos especialistas explicam que se a Anvisa libera o produto no percentual correto devemos nos guiar por ela… ao menos por enquanto. (Cá entre nós, ainda é impossível evitar totalmente alguns ativos sob suspeita, mas, se você não tiver preguiça e a cautela gritar mais alto, vá munida de uma boa lupa na hora das compras e dê uma olhada nos rótulos antes de comprar qualquer coisa).

O que há de certo é que parabenos podem causar alergia e, todos sabem, alergia é uma coisa muito individual. Eu, por exemplo, acabei com alergia a kiwi após muitos anos devorando a dita cuja – de um modo simples, os especialistas chamam isto de alergia de continuidade. Isto significa que seu corpo vai criando anticorpos em relação ao produto ou alimento até que, num determinado momento… BUUMMM! O organismo se rebela e não deixa você comer aquilo ou utilizar determinado produto ou medicamento!

Já os sulfatos, responsáveis por causar espuma (no Brasil ainda estamos acostumados a ideia de que se não fez espuma não limpou), além de arder nos olhos são acusados de ressecar pele e cabelos. Na verdade, eles são considerados agentes detergentes muito agressivos, por isso, os rótulos de muitos produtos já estampam o sulfate-free (assim como o ‘sem parabenos’).

Ops! Experimentem o Texturizing Salt Spray (Balmain Styling Line), que dá corpo e faz os fios resistirem à umidade, sem aditivos químicos. Não fiz o teste, mas dizem que o perfume é irresistível!

Para comprar, por enquanto, cliquem aqui.

 

Para saber mais sobre beleza, siga nossa colunista, Genia Winitzki, no site dermapost.com.brFacebook e no Instagram.

Genia Winitzki, jornalista, pós-graduada em Marketing, é diretora de conteúdo do site Dermapost e editora-contribuinte da Revista Vogue e da Revista do Studio W. Foi editora especial da Revista Nova e colaborou com publicações como Women’s Health, GQ, Elle, Playboy, e Le Lis.

Genia Winitzki escreve às terças aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!