Ujatoba_esfoliante2

Os perigos das microesferas em esfoliantes

por EcoD

Quem não abre mão em cuidar da pele deve conhecer os famosos esfoliantes. Mas os que essas pessoas não devem saber é que as microesferas de polietileno – as bolotinhas coloridas chamadas de micro-plásticos – que costumam compor o produto, são altamente poluentes, segundo o Ecycle.

Matéria do EcoDesenvolvimento

Todas as bolinhas quase que invisíveis, depois de utilizadas, vão parar em rios e/ou oceanos, onde os plânctons e pequenos crustáceos acabam se alimentando. O problema é que o micro-plástico absorve facilmente os pesticidas e metais pesados e quando não mata o peixe asfixiado, aqueles que se alimentam dos pequenos seres, essas toxinas acabam indo parar nas mesas de todos nós consumidores.

E grande parte das marcas mais conhecidas no setor do cosmético convencional possui produtos contendo as partículas plásticas. Para identificá-las basta conferir o nome polyethylene na embalagem.

5Gyres

Bom exemplo

Um exemplo de marca famosa que resolveu dizer não aos microplásticos foi a Johnson’s. A empresa anunciou essa semana que vai parar de usar o componente em seus cosméticos de forma gradativa, mas em questão de meses.

“Nós paramos o desenvolvimento de novos produtos que contenham microesferas plásticas, e atualmente estamos realizando uma avaliação de uma alternativa promissora e ambientalmente saudável”, afirmou a empresa ao site da organização 5Gyres.

Alternativas

Para as pessoas que não podem viver sem a esfoliação, existem soluções caseiras como açúcar, sal, café, fubá, que são alternativas mais baratas, menos nocivas e poluentes. Os produtos naturais podem ser passados na bucha vegetal e levados ao corpo, como indica o blog Projeto Beleza Saudável.

A solução pode ser encontrada também em cosméticos naturais e orgânicos que utilizam farelo de arroz, cristais de quartzo, argila, pérolas de cera entre outras opções, no lugar dos microplásticos.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!