Ujatoba_azeite

Os benefícios dos óleos vegetais para sua beleza

por Universo Jatoba

Alguns desses itens podem estar na sua cozinha, mas até mesmo em sua nécessaire. Pesquisas da Universidade de Loyola, dos Estados Unidos, instituição voltada para formação de profissionais da saúde, mostra como você pode usar óleos para amaciar seus cabelos, sua pele e até para remover maquiagem. O que não estiver em seus armários, você pode encontrar em supermercados, lojas delicatessen, de produtos naturais ou casas de especiarias.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

 

Azeite de oliva

Além do consumo na alimentação ser bom para sua saúde, você pode ampliar os usos desse ingrediente. Ao invés de óleos que contêm químicos na sua pele e na de seu bebê, você pode escolher o azeite de oliva suave, por exemplo, como um excelente hidratante até mesmo para os cabelos. O azeite também pode ser usado para remover maquiagem e limpar a pele. Basta algodão.

Óleo de coco

Este é um alimento com diversas possibilidades de aplicação. Você pode usá-lo para fazer limpeza de pele, desobstruir os poros e diminuir as acnes. Pode aplicar nos cabelos e remover maquiagem, inclusive na área dos olhos. Óleo de coco é melhor para pele oleosa, pois é rico em ácido láurico e tem componentes antibacterianos e antimicrobianos. No entanto, o uso excessivo na pele normal pode secar o rosto e corpo.

Óleo de semente de uva

Além de muito cheiroso, o óleo que surge após prensar as sementes das uvas pode ser usado para limpar peles mais sensíveis e após o banho de sol. Na alimentação, ele é rico em vitamina C, o que também torna sua pele mais saudável. É possível também usá-lo para clarear a pele e, além disso, possui ação antioxidante ajudando a manter a viçosidade cutânea.

Óleo de gergelim

Bom para saladas e pratos frios, este óleo é feito a partir de sementes de gergelim. É encontrado em abundância em produtos cosméticos e de limpeza, como hidratantes, protetor solar, batom e produtos para o cabelo, de acordo com o Conselho de Produtos de Higiene Pessoal. Em sua forma mais natural, este óleo é bom para os cabelos, principalmente os mais secos e volumosos. O óleo de gergelim também é indicado para áreas mais secas do corpo, como cotovelos e joelhos.

Óleo de abacate

Na cozinha o óleo de abacate pode ser usado para temperar saladas, principalmente, nas hortaliças cozidas ou refogadas. O Sistema de Saúde da Universidade de Loyola informa que o óleo de abacate é um dos hidratantes mais disponíveis na natureza, por isso é benéfico para a pele seca e pode até mesmo ser usado para ajudar a tratar o eczema.

Um estudo sugere que o óleo de abacate pode auxiliar a pele na produção de colágeno, deixando-a mais rígida. Este alimento vegetal também contém uma substância chamada luteína, que previne contra doenças nos olhos como catarata e degeneração macular.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!