Ujatoba_xampu

Movimento contra o uso de xampu já é febre no Brasil. Entenda

por Universo Jatoba

O xampu é um produto indispensável na hora de lavar os cabelos, não é mesmo? Porém, existem movimentos que defendem o não uso de produtos industrializados para lavar os fios. Chamados de No Poo e Low Poo (Não ao xampu e Pouco xampu), esses movimentos nasceram nos Estados Unidos através da cabeleireira Lorraine Massey e está chamando a atenção das brasileiras. O grupo No/Low Poo no Facebook, por exemplo, já reúne mais de 21.000 integrantes aqui no Brasil.

O principal vilão encontrado nos xampus segundo o movimento é o lauril éter sulfato de sódio, que retira a oleosidade do couro cabelo. As adeptas do No Poo afirmam que esse composto resseca os fios. Francisco Le Voci, dermatologista e Coordenador do Departamento de Unhas e Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia discorda dessa afirmação. “No último Congresso da Academia Americana de Dermatologia, realizado no mês de março, foram apresentados estudos que não comprovam que estas teorias estejam corretas. Portanto até o momento as evidências científicas não comprovam que esse agente seja agressivo à saúde”, ressalta.

Quem opta por não usar xampu para lavar os cabelos, geralmente troca o produto por uma solução à base de água e bicarbonato de sódio ou simplesmente utiliza água. Algumas mulheres afirmam usar vinagre de maçã para dar brilho aos cabelos, mas é preciso tomar cuidado ao usar ingredientes naturais para lavar os fios, como alerta o dermatologista Francisco Le Voci. “O limão, por exemplo, pode causar agressão aos fios, e também reações alérgicas na pele do couro cabeludo, além de queimaduras quando houver exposição ao sol”, explica.

As mulheres que são adeptas do movimento Low Poo optam por xampus livres de sulfatos e parabenos, que segundo elas ressecam os fios. De acordo com Le Voci, esses produtos também são comercializados aqui no país “É possível encontrar produtos sem estes componentes no mercado. A escolha pode se basear na observação dos componentes dos produtos, os quais devem estar descritos na embalagem”, diz.

O dermatologista Francisco Le Voci é contra cortar totalmente o uso de xampu no dia a dia. Ele dá dicas para as mulheres terem um cabelo mais saudável. “Use produtos específicos para seu tipo de cabelo, tome cuidado com tratamentos químicos muito intensos, em especial os alisamentos, tome cuidado com escovas progressivas que contenham formol, tenha uma boa alimentação e cuide da parte hormonal. Se tiver dúvidas, procure um dermatologista, evitando receitas caseiras ou prescritas por pessoas não habilitadas”, alerta o especialista.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!