Ujatoba_cosmeticos

Marcas de cosméticos que não usam animais em testes

por Universo Jatoba

Dá para cuidar da beleza e da saúde com cosméticos camaradas dos bichinhos. A leitora Iane Pires quer saber mais sobre os produtos que não realizam testes em animais antes de entrarem no mercado. Esses testes são importantes para garantir que um novo produto chegue ao mercado com segurança, mas isso não significa que ratos, por exemplo, precisem ser usados como cobaia. A solução? Os testes passaram a ser feitos in vitro e in vivo, ou seja, são feitos em laboratório ou em pessoas que se candidatam como voluntárias.

O Universo Jatobá separou algumas sugestões de marcas que seguem rigorosamente esta linha. Confira:

– A Natura é uma empresa com forte apelo sustentável e não é de hoje. Além de não realizar testes em animais, ela preza pela saúde da natureza e pelo fortalecimento do consumo consciente. Prova disso são as linhas Ekos e a nova linha Sou. Clique aqui e saiba mais.

– Quem disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e entrou no mercado em agosto de 2012, já sem realizar testes em animais. O primer da marca, por exemplo, tem vitamina E e ômega 3 e 6, que ajudam a cuidar da pele. Já o pó compacto, tem proteção de FPS 15 e protege contra os raios UVA. Para conhecer, clique aqui. 

– A Antídoto Cosméticos começou em 1999 com uma linha de produtos feitos com extratos de frutas e flores naturais. Clique aqui e saiba mais.

– A Bioderm está no mercado desde 1985 e traz produtos para o tratamento de cabelos de homens e mulheres. Os produtos são divididos entre a linha comercial e a profissional. Veja mais aqui. 

– A Contém 1g foi lançada na metade da década de 80, mas, só em 2000 passou a integrar o mercado de varejo com franquias. Confira mais aqui.

No Brasil, já são muitas as empresas preocupadas com esta questão. Clique aqui e consulte a lista completa do Projeto Esperança Animal.

A União Europeia proibiu, desde o começo deste ano, a comercialização e importação de qualquer ingrediente ou produto cosmético que tenha realizado testes em animais. Maquiagens, cremes, sabonetes e até mesmo os cremes dentais estão nessa lista. Como a proibição se estende para os importados, pode-se dizer que é um estímulo para que outros países adotem a prática.

Outra opção sustentável é o mercado de vegan cosméticos, que além de não realizar testes em animais, também não utilizam ingredientes provenientes de matéria-prima animal. Ainda são poucas as empresas que fazem esses produtos no Brasil. Veja algumas delas:

– A marca brasileira Ikove surgiu no mercado em 2002 com o conceito de cosméticos orgânicos, com linhas capilares, faciais e corporais. Quer conhecer? Clique aqui. 

– A Zerran está ativa desde 1986 e presente em mais de 20 países. Para obter mais informações e conhecer os produtos, clique aqui.

Leia também

Maquiagens sustentáveis

Dicas e empresas que coletam cosméticos vencidos

Maquiagem fora da validade traz riscos à saúde

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!