Ujatoba_maquiagem

Maquiagem fora da validade traz riscos à saúde

por EcoD

Um estudo realizado pela Opinium Research, na Inglaterra, revelou que cerca de 66% das mulheres utilizam maquiagem fora do prazo de validade, mesmo sabendo que o período de uso já expirou. A pesquisa foi feita com 3.813 inglesas.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

Pesquisas recentes mostraram que 14 milhões de adultos ingleses utilizam produtos de beleza todos os dias. No estudo da Opinium Research, 15% das inglesas admitiram desconhecer que as maquiagens tinham data de validade.

Essa falta de atenção põe a saúde das mulheres em risco, pois o uso de produtos fora do prazo de expiração pode causar irritações e infecções na pele.

Segundo a dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “quando a validade expira, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias”, explicou à Folha de São Paulo.

A pesquisa divulga ainda que 49% das entrevistadas não checam a data de validade antes de comprar os produtos.

Veja abaixo por quanto tempo se pode usar a maquiagem:

Máscara para cílios: 3 a 6 meses;

Blush: 12 a 18 meses;

Batom: 18 meses;

Sombra: 12 meses;

Deliniador: 3 a 6 meses;

Gloss: 18 a 24 meses.

Muitas mulheres confessaram continuar a utilizar a maquiagem mesmo que ela tenha mudado a coloração ou o odor, conforme reportagem do Daily Express.

Os cuidados com a pele (ou a falta dele) também impressionaram nas estatísticas, quando 73% das entrevistadas disseram não observar quais ingredientes compõem os produtos que elas compram.

O Dr. Chris Flower, toxicólogo, biólogo e diretor geral da Cosmetic Cosmetic Toiletry and Perfumery Association, afirmou que os “próprios consumidores são os maiores responsáveis pela possibilidade de contaminação por cosméticos”

O diretor de pesquisa da Opinium Research, James Endersby, ainda questionou: “a comida tem uma data de expiração e as pessoas não pensam duas vezes antes de jogar fora o leite podre e o pão mofado, então porque seria diferente com os cosméticos?”

noyesyes