Ujatoba_06-25-PASTA-WELEDAct

FLÚOR: SIM OU NÃO NA PASTA DENTAL PARA BEBÊS?

por Genia Winitzki

Já pensou em qual pasta dental usar nos primeiros dentinhos de seu bebê? Fiquei pensando nisto e resolvi pesquisar. Principalmente porque quanto menos química colocarmos nos babies melhor, não é?

Descobri com a odontopediatra Regina Moucachen que bebês não devem usar pasta comflúor: eles engolem a pasta por isso você só pode usá-la quando a criança tem controle sobre a deglutição.

Você deve estar se perguntando: “E daí que engole?”. Acontece que nossa água já é fluoretadae os alimentos preparados com ela contém a medida certa para prevenir cáries. E muito profissionais afirmam que o excesso engolido antes que apareçam os dentes permanentes pode alterar a cor ou manchar o esmalte. Vira o que se chama de fluorose, que pode ir de suave a severa, diz a Dra. Regina. Na primeira, aparecem manchas brancas nos dentes; na severa, manchas marrons.

O assunto ainda é controverso e a Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde passaram nova resolução recomendando o creme dental convencional com flúor (1000 a 1100 ppm de fluoreto) quando nascem os primeiros molares decíduos (dentinhos de leite de trás, logo após o canino) por volta dos 14-16 meses de idade. Mas, atenção na quantidade: só o equivalente a um grão de arroz cru! Escove de uma a três vezes ao dia. De qualquer forma, consulte sempre o seu dentista ao primeiro dentinho do bebê e, antes disso, limpe as gengivas com uma gaze ou aquelas dedeiras especiais.

Boa dica é supervisionar de perto a escovação dos pequenos e evitar dietas ricas em açúcar e refrigerantes. Assim você pode se dar ao luxinho de utilizar produtos legais que não contêm flúor para higienizar os dentinhos como o Children’s Tooth Gel Weleda. Tem extrato de calêndula para dar uma acalmada em gengivas sensíveis e um gostinho legal de hortelã e erva-doce orgânica, que ajuda os bebês a virarem adeptos da escovação (pelo menos é o que se espera…).

Outros para anotar: Gel Dental Infantil Malvatrikids sem flúor, com sabor tutti-frutti e indicação para ser usado até os 4 anos, e o Mais: Gel Dental Infantil Sanifill, com fase 1, para bebês de 2 a 24 meses e gosto de maçã verde suave, e o fase 2, sabor chicletinho de tutti-frutti, para ser usados dos 2 aos 5 anos. O Corcoricó Bitufo, sabor morango, também é corantes free e indicado até os 5 anos.

Ujatoba_06-25-MALSANIBIcts

 

 

Ujatoba_06-25-JACKcts

Da marca Jack N’Jill você encontra o Natural Calendula Toothpaste com sabor de banana e de mirtilo. Mais: Natural Toothpaste Burt’s Bee, que deixa na boca gostinho de hortelã-pimenta, mas não é específico para crianças. A linha Kids da empresa tem flúor, mas é formulado comextrato de cramberry, que evita a formação da placa bacteriana, e não contém cores e sabores artificiais, ingredientes químicos ou sintéticos, nem adoçantes ou conservantes, além de não ser testado em animais.  Já o Earth’s Best Toddler Toothpaste, recomendado dos seis meses aos 3 anos, vem com vitamina B5 e tem gosto de morango&banana (!).

Ujatoba_06-25-earthsct

Muitas pastas ainda não são comercializadas no Brasil, mas, dá uma pesquisada nas farmácias porque há marcas aparecendo sem fazer estardalhaço na mídia.

Para saber mais sobre beleza, siga nossa colunista, Genia Winitzki, no site dermapost.com.brFacebook e no Instagram.

 

Genia Winitzki, jornalista, pós-graduada em Marketing, é diretora de conteúdo do site Dermapost e editora-contribuinte da Revista Vogue e da Revista do Studio W. Foi editora especial da Revista Nova e colaborou com publicações como Women’s Health, GQ, Elle, Playboy, e Le Lis.

Genia Winitzki escreve às terças aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!