Ujatoba_camila1

Do lixo ao luxo: Retalho Fashion

por Camila Vasconcellos

Eu adoro guardar aqueles retalhos de tecido que sobram de uma poltrona que mandei forrar, uma calça que fez a barra e das roupas que minha irmã costura. Todo pedacinho de pano que encontro e acho bonito acabo guardando em uma caixa para pensar no que posso criar com ele. Às vezes vira um bordado, uma decoração de cartão, uma bandana estilosa para minhas cachorras. No final eu sempre transformo em alguma “arte”.

Mas imagine você a quantidade de retalhos que sobra em uma confecção de roupas. No Brasil a maior parte deste material acaba sendo descartado como lixo comum e vai parar nos aterros sanitários podendo levar até 100 anos para se decompor.

Estas sobras de tecido, na verdade, não são lixo, elas podem ser recicladas e utilizadas para a fabricação de fios, tapetes, carpetes, sacolas de supermercado, feltro, forração para automóveis, colchões e até novos tecidos. Estes retalhos são valorizados nas recicladoras que, por falta de mercadoria, acabam tendo que importar de outros países.

O bairro do  Bom Retiro, em São Paulo, é um dos maiores polos de moda do país, com 1200 confecções que descartam cerca de 12 toneladas de retalhos por dia. Em 2012, foi implantado um projeto chamado “Retalho Fashion”, que consiste em organizar cooperativas de coleta do resíduo têxtil.

Catadores de rua da região separam os retalhos fazendo uma seleção para a reciclagem. Este é um passo importante para diminuir o impacto que a indústria da moda causa sobre o meio ambiente e deve servir de inspiração para as outras cidades.

Do lixo ao luxo, estes retalhos são uma maneira criativa de se pensar sustentabilidade e gerar novos empregos.

 

Formada em Publicidade e Propaganda, Camila Vasconcellos é uma apaixonada pelo mundo fashion. Atua há sete anos como Diretora de Arte, desenvolvendo campanhas para marcas conceituadas do mercado de moda. Especializou-se com cursos de personal styling, colorimetria, visual merchandising e hoje cursa marketing de moda no Instituto Europeu de Design. Recentemente começou a trabalhar com consultoria de imagem e estilo. Quer compartilhar seus conhecimentos de moda, trazendo conteúdo atual e com viés sustentável.

Camila Vasconcellos escreve aos sábados aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!