Ujatoba_ervas_pele

Infusões de ervas para revigorar a pele

por EcoD

Há centenas de anos ervas frescas e secas tem sido usadas em infusões devido às suas propriedades medicinais. Seja em banhos, compressas ou enxágues, essas infusões podem trazer inúmeros benefícios também para a pele, e o melhor – sem nenhum produto químico ou geração de lixo (a não ser o orgânico). Pensando nisso, o fitoterapeuta Pierre Jean Cousin listou 10 espécies de ervas e os motivos delas serem recomendadas para quem quer limpar e tonificar a pele sem agredir o planeta.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

1. Calêndula – Cousin recomenda o uso da calêndula pura ou em uma mistura meio a meio com lavanda ou camomila. Ela tem poderes anti-fúngico, anti-inflamatório e anti-séptico.

2. Flor de camomila – Com suas propriedades anti-fúngica, calmante e de limpeza, as flores de camomila são uma ótima maneira de reduzir inflamações frequentes. A infusão é especialmente recomendada para a pele sensível ao redor dos olhos.

3. Flor de sabugueiro – Limpa de forma suave e é usada para clarear e amaciar a pele, além de servir como tonificante e adstringente. A flor de sabugueiro também pode ser usada para reduzir a inflamação.

4. Flor de lavanda – Apesar de ressecar um pouco, as flores de lavanda acalmam, reduzem as inflamações e limpam a pele

5. Flor de tília – Semelhante à camomila, a flor de tília tem forte efeito calmante. Suas propriedades tonificante e anti-inflamatória são benéficas para combater o envelhecimento da pele.

6. Malva – As propriedades anti-inflamatórias da malva são uma ótima maneira de amaciar e acalmar a pele irritada.

7. Hortelã – É eficiente para clarear e unificar o tom da pele.

8. Alecrim – Tem poderes anti-sépticos, tonificante e revitalizante, além de melhorar a circulação sanguínea. Pode ser usado isolado ou em uma mistura meio a meio com milefólio para um efeito mais adstringente.

9. Tomilho – Erva com forte poder anti-bacteriano, o tomilho é eficiente contra eczemas e acnes. Pode ser usado isoladamente ou misturado em partes iguais com a camomila e / ou calêndula para acalmar e cicatrizar.

10. Milefólio – Particularmente bom para combater o envelhecimento e a pele danificada, o milefólio é reconhecido como um tonificante, adstringente e anti-séptico.

Como fazer as infusões

Use uma colher generosa de sopa de ervas secas ou pétalas picadas para cada 250 ml de água fervente. Coloque as ervas em uma caneca e encha-a até a borda com água. Deixe a infusão repousar por 10 minutos, depois coe, reserve o líquido, e deixe esfriar antes de usar. Aplique com algodão ou enxágue a pele e deixar secar naturalmente.

Armazenamento

A vida útil de uma infusão é de cerca de 12 horas, portanto, não faça grandes quantidades. No entanto, você pode congelar uma infusão em uma bandeja de cubos de gelo e mantê-lo no freezer por até três meses. Para usar, esfregue um cubo diretamente no rosto, pescoço e braços para um efeito de resfriamento e hidratação. Isso também tem uma ação tonificante, pois acelera a circulação sanguínea da derme.

Com informações do Care2.com.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!