Rosana-Jatoba

Rosana Jatobá abraça campanha do arroz vitaminado em favor da nutrição infantil

por Universo Jatoba

Rosana Jatobá, jornalista que atuou por mais de 12 anos como repórter na TV Globo e quatro na TV Bandeirantes, apresentadora de programas sobre sustentabilidade na Rádio Globo e de um semanal de documentários no canal pago NatGeo e autora do livro “Questão de Pele” abraça o projeto do Arroz Vitaminado – alimento que ajuda a suprir as necessidades diárias de micronutrientes essenciais ao desenvolvimento físico e cognitivo – e apoia a campanha nacional de combate à fome oculta.

Ela também está à frente do site Universo Jatobá, espaço totalmente dedicado a ações sustentáveis e inovadoras, criadas para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. “Trabalhando todos os dias como jornalista, temos a missão de disseminar as informações, no sentido de conscientizar as pessoas. E se elas podem conhecer o Arroz Vitaminado, um alimento que tem o valor agregado do poder nutricional, isso é maravilhoso”.

Alimentação infantil – Mãe de um casal de gêmeos, Rosana Jatobá revela que a maternidade ajudou a guiar sua nova fase profissional. “Depois de me tornar mãe, me veio um chamamento muito forte, um questionamento sobre como eu estava direcionando a minha carreira, que missão e que legado eu deixaria. Senti um desejo imenso de me dedicar à sustentabilidade, porque acredito que a busca de soluções para esse caos em que vivemos, tanto do ponto de vista ambiental quanto do social, é o que mais precisamos no momento.”

Ela diz ainda que os cuidados com a alimentação começam em casa e é responsabilidade dos pais pensarem na nutrição dos pequenos e incentivá-los a ter uma rotina alimentar balanceada, sem utilizar o sistema de “premiação”, em que as crianças são recompensadas com alimentos pouco recomendados. “Um problema muito grande dos pais é querer compensar os filhos pelas coisas boas que fazem: notas altas na escola, praticar uma boa ação, comportarem-se. Você se comportou bem? Então vou te levar para comprar hambúrguer e batata frita. É um erro associar bom comportamento com junk food, que não tem nenhum poder nutricional e, pelo contrário, prejudica a saúde da criança.”

Parceria público-privada – Para Rosana, o projeto do Arroz Vitaminado, que une os poderes público, privado e o terceiro setor é um exemplo quando o assunto é a busca de soluções simples para resolver problemas abrangentes e de grande impacto. “A campanha do Arroz Vitaminado é muito importante e me sinto honrada em participar, porque de fato posso contribuir para uma mudança de quadro no país e no mundo. Ainda temos no Brasil um percentual altíssimo de crianças desnutridas. Cerca de 40% das nossas crianças tem algum tipo de déficit nutricional, com sérias carências de vitaminas e sais minerais.”

Peiman Milani, Diretor Global do projeto de Fortificação de Arroz na PATH e responsável pela ação no Brasil, explica que a fome oculta é silenciosa, atingindo todas as classes sociais, e que o apoio de formadores de opinião tem sido fundamental para que os brasileiros conheçam o problema e se conscientizem. “A fome oculta é o problema nutricional mais prevalente no mundo e também está presente na vida dos brasileiros, em todas as esferas sociais, embora haja pouco esclarecimento sobre o assunto. A desnutrição de micronutrientes age aos poucos, minando o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e fragilizando a saúde dos adultos. É por isso que o suporte de diversos formadores de opinião e profissionais da área da saúde é essencial. O apoio da Rosana, uma mãe preocupada com a alimentação dos filhos que tem dedicado a carreira à sustentabilidade, nos ajuda a sensibilizar a população e a fazer do Brasil um país mais saudável.”

Arroz Vitaminado –  Como parte de uma dieta balanceada, o Arroz Vitaminado, já disponível no Brasil por meio de parcerias público-privadas, traz uma contribuição importante para a superação definitiva das carências de micronutrientes no País. O arroz foi escolhido por ser um dos alimentos mais consumidos pela maioria da população mundial. Para os brasileiros, o cereal faz parte do cardápio diário e, por isso, foi o alimento escolhido para combater a fome oculta no país.

“Estamos diante de um produto que pode solucionar, de fato, um grave problema da população brasileira, que é a desnutrição de micronutrientes, os quais contribuem para o bom desenvolvimento das nossas crianças em idade escolar. Nesse caso específico do Arroz Vitaminado, a campanha é muito apropriada porque o arroz é um alimento que o brasileiro consome desde sempre e, junto com o feijão, está na dieta diária da população, formando uma dupla imbatível que fornece a combinação perfeita de energia e proteína”, ressalta Rosana.

Fortificação – A fortificação do arroz é um avanço tecnológico recente, repassado ao Brasil sem custo algum pela PATH (instituição sem fins lucrativos de atuação global na área da saúde pública). Essa tecnologia produz grãos feitos de farinha de arroz, vitaminas e minerais que, misturados em pequenas proporções com o arroz tradicional, fornecem aproximadamente um terço das necessidades diárias de micronutrientes essenciais como o ferro, o zinco e vitaminas do complexo B. Sua introdução no Brasil é apoiada pela Fundação Bill & Melinda Gates, numa iniciativa conjunta da PATH com a GAIN – organização de combate à desnutrição global sediada em Genebra. Mais de 30 estudos em dez países, incluindo o Brasil, formam a base de evidência da aceitação e eficácia do Arroz Vitaminado na redução da anemia ferropriva e de outras deficiências.

A Campanha com Rosana Jatobá foi lançada no site oficial, na página do Facebook e também no canal do Youtube do Arroz Vitaminado.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!